Para vender alguma coisa hoje, até mesmo sua música, não basta apenas divulgar.

Não é quanto mais se divulga, mais se vende.

Esse jogo ficou para trás.

O controle não é mais seu, é do público, ou seja, do consumidor.

Aliás, não é por você que o consumidor pensa em comprar, é por ele mesmo.

Por isso que aquela era em que bastava você falar sobre o seu trabalho para fazer as pessoas comprarem, ficou para trás.

O advento da internet − somado ao declínio das rádios e das gravadoras − contribui para essa nova forma de olhar as coisas.

Antes, apenas o investimento nos melhores canais de publicidade trazia o resultado esperado.

TV, rádio, outdoor…

Esse era a jogada tradicional, que detinha o “controle” sobre o que as pessoas poderiam consumir, deu certo ate determinado momento.

Mas os tempos são outros…

Entra em cena um outro tipo de marketing, poderoso e eficiente…

O marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é a estratégia que consiste em usar de conteúdos válidos e interessantes para atrair seu público-alvo.

É uma forma de marketing de atração em que você conquista os fãs, fazendo com que eles fiquem emocionalmente ligados aquilo que você produz.

Em outras palavras…

Em vez de você postar “confira minha nova música” nas redes sociais, você deve postar um vídeo curto contando aos fãs o significado das letras. Só para citar um exemplo.

Em vez de postar sem parar anúncios sobre o lançamento do seu novo clipe, você criar uma série de posts curtos no seu blog ou uma série de vídeos no YouTube documentando o processo de criação do álbum.

E então coloca um link para quem quiser fazer a pré-compra.

No fim acontece o que todos os músicos buscam:

Conquista de fãs e venda da arte.

Só que de uma forma muito mais atraente e contextualizada.

Existem outros formatos de conteúdo que podem ser usados em suas estratégia, como:

  • Notícias, Mídia e Relações Públicas;
  • Publicação de Infográficos;
  • E-books e Whitepapers;
  • Webinars e Podcasts;
  • Questionários;
  • Links diretos ou referenciados;
  • Social Bookmarking;
  • Fóruns online;
  • Vídeos online;
  • Marketing em Comentários;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Mídias Sociais.

Começou a clarear não é mesmo?

Por ora, é isso.

Portanto, se você quiser se destacar na era digital, deve apostar no marketing de conteúdo.

Para melhor entendimento do assunto, sugerimos o artigo:

Marketing de Conteúdo │ Tudo o que você precisa saber agora

PS.: O autor é Paulo Maccedo, um dos especialistas em conteúdo mais requisitados no Brasil.