Para separar um baterista bom de um mais ou menos, é só avaliar se ele domina a técnica de toques duplos. Afinal, essa é uma das técnicas de bateria mais difíceis para muitas pessoas.

Na verdade, são dois toques em cada mão, não tem segredo. A habilidade com esta técnica é fruto de prática. Mas infelizmente, poucos cursos de baterias oferecem metodologias de fácil aproveitamento.

Tocar bateria como um ninja conduz uma ideia complexa, aprender um dos rudimentos mais legais na bateria envolve muita dificuldade. Mas será que essa realidade poderia ser diferente?

Horas de treino e conhecimento aprofundado da técnica

Se você já tem uma noção de bateria e deseja dominar toques duplos, sabe que precisa de horas de treino e conhecimento aprofundado na técnica. Exercícios específicos tanto práticos quanto teóricos podem te ajudar nesse sentido.

Pode ser que você, assim como muitos outros aspirantes a bateristas profissionais, esteja desmotivado por não conseguir ainda fazer os dois toques em cada mão. Que tal aprender isso de uma forma fácil?

Aprendendo a fazer toques duplos

toques duplos

Conhecido como Double Stroke Roll ou open roll, os toques duplos são um dos 40 rudimentos essenciais para a prática de um baterista. A diferença entre o Double e o Single Stroke Roll é a execução de toques em maior velocidade e facilidade.

Para praticar a modalidade Double é importante que a sonoridade seja bem definida, podendo ser feita a partir de subdivisões rítmicas. Neste sentido, acentuar a primeira batida é interessante para memorizar a subdivisão.

Um exemplo de tercinas seria: UM, dois, três, UM, dois, três e assim por diante. Agora acompanhe um exercício de tercina para praticar com a mão direita (D) e mão esquerda (E):

Contagem equivalente a 1/3 de beat: 1 (D) 2 (D) 3 (E) 4 (E) 2 (E) e (D)…

Os toques duplos devem ser gradualmente acelerados, começando lentamente em torno de 60 – 70 BPM. Para controle das baquetas, use elas sem pontas ou pesadas e com os braços mais soltos. Alterne os exercícios com ambas as mãos também!

Mas como fazer a técnica de toques duplos com velocidade e facilidade?

toques duplos

A primeira coisa para desenvolver a velocidade em executar essa técnica é a praticar de forma correta. Diversos bateristas perdem muito tempo sem saber como praticar ou até praticam, mas de modo errado.

Em geral, isso faz com que eles acabem evoluindo pouco ou nada já que não treinam corretamente. O treinamento por meio de exercícios adequados e eficientes é fundamental para a evolução do baterista.

Por isso, treinar e dominar as técnicas de bateria do jeito certo faz de você um baterista realmente bom, que se adapta a todos os ritmos com facilidade. Mas como chegar lá?

Um jeito diferente de aprender

Você pode aprender desde o zero os primeiros toques, a teoria, todos os 40 rudimentos na bateria e até ritmos mais avançados como samba, jazz, pedal duplo, baião, sertanejo e até mesmo como tocar com vassourinhas no samba.

O Guimadrum oferece um jeito de aprender o que realmente importa para tocar bem, sem enrolação de profissionais desqualificados. Para alcançar isso e bons resultados, foi criado o método de toques duplos ninjas!

Quem criou o método?

Professor de bateria há 17 anos, Guima é um dos primeiros brasileiros a gravar aulas no Drumeo, o maior portal de ensino do mundo. Seu método de ensino de toques duplos ninja foi aprovado por centenas de alunos ao longo dos últimos anos.

Guima e sua equipe são apaixonados por música, bateria e processo de ensino deste instrumento. A ideia é ajudar cada um descobrir e despertar o seu potencial na bateria, dando total apoio e conhecimento necessários para isso.

Os benefícios do método

O método toques duplos faz parte de uma categoria especial existente dentro do curso de bateria online Guimadrum. Adquirindo um plano de assinatura do curso, você garante acesso a esse e diversos módulos. Acompanhe-os a seguir:

  • Curso Guimadrum 1.0 – Completo
  • Curso Guimadrum 2.0 – Completo
  • Curso de Samba
  • Curso de Pedal Duplo
  • Curso dos 40 rudimentos

Além desses cursos, o aluno tem acesso a uma aula ao vivo toda semana e um kit de boas-vindas por correio, caso ele opte pelo plano anual. As aulas contemplam as modalidades iniciante, intermediária e avançada.

Quem pode fazer?

Bateristas iniciantes, iniciados ou intermediários estão aptos a acompanhar os conteúdos e treinamentos disponibilizados no portal Guimadrum. Assim, os alunos podem evoluir gradualmente nas técnicas do instrumento.

O curso é ideal para aqueles que possuem objetivos com a bateria, seja para tocar em casa, na igreja, em estúdio, com uma banda ou gravar vídeos para publicar na internet. Se você se identifica com um desses casos, talvez o método seja útil para você!

O que você vai ver

A partir da plataforma Guimadrum, é possível acessar uma metodologia passo a passo idealizada para uma maior assimilação do conteúdo. Aos poucos, os treinamentos vão fortalecendo a velocidade e facilidade dos bateristas.

Ao final, o aluno domina a arte de fazer toques duplos sem esforço, ou seja, de forma natural como um ninja!

Garantia

Você pode experimentar o curso por 30 dias. Se por algum motivo você não ficar satisfeito com o método aplicado, o Guimadrum te devolve cada centavo. Sem burocracias ou ressentimentos. O seu risco é zero para começar a aprender as técnicas de forma mais rápida e eficiente!

E tudo isso…

No conforto da sua casa!

Pode ser óbvio falar sobre um curso online que te dá a liberdade de aprender desde o conforto da sua casa. Mas pensa bem, pouca gente consegue enxergar essa cena. Talvez por ser muito positiva ou por acreditar que aprender bateria é algo difícil e doloroso.

Por mais que a bateria seja um dos instrumentos mais complexos da música, o processo de aprendizado não precisa ser assim. Você pode aprender a fazer toques duplos desde o conforto da sua casa, no horário que você achar melhor e pagar pouco por isso.

Com a assinatura do plano anual, você paga menos de R$ 1,60 ao dia. São 12 parcelas de R$ 48 para você acessar o curso ilimitado por um ano inteiro, com direito a atualizações e aulas novas todo mês.

Veja bem, você pode evoluir na bateria gastando menos do que você gasta com cafezinho todo mês. A escolha é sua. Para conhecer o curso que te ensina a tocar bateria como um ninja, entre em contato e se inscreva!

toques duplos